Concerto

21:30 | 22 NOV 2023
CIDADES DAS ARTES – BIBI FERREIRA – Teatro Câmara

Bernardo Couto

Bernardo Couto, nascido a 19 de Dezembro de 1979 começou a aprender a tocar guitarra portuguesa aos 13 anos com o guitarrista e compositor Carlos Gonçalves.

Na Escola de Música do Conservatório Nacional completou o 7• grau dos cursos de Guitarra Portuguesa e Formação Musical, tendo ainda feito as disciplinas de Análise e técnicas de composição, Acústica, História da Música e Música de Câmara.

Estudou ainda com Pedro Caldeira Cabral, Paulo Parreira e Ricardo Rocha.

Só anos mais tarde começou a tocar profissionalmente na casa de fados Mesa de Frades tendo, a partir daí, iniciado um percurso como acompanhador tocando com Raquel Tavares, Camané, Ana Moura, e mais recentemente com Cristina Branco, António Zambujo e Rão Kyao.

Integra ainda um duo com o bandoneonista Martin Sued,e o trio SUL com o pianista Luís Figueiredo e o contrabaixista Bernardo Moreira.

Em 2022, e com a chancela editorial do Museu do Fado, lançou, em nome próprio, um disco exclusivamente ligado ao repertório das guitarradas tradicionais de Lisboa.

Em 2023 vêm ao Festival de Fado para um concerto de Guitarra Portuguesa.

Conferência: «A Guitarra Portuguesa»

19:30 | 22 NOV 2023
CIDADES DAS ARTES – BIBI FERREIRA – Sala Electroacústica

Conferência: «A Guitarra Portuguesa»
Bernardo Couto

A guitarra como instrumento acompanhador e como instrumento solista.

O objetivo desta conferência de Bernardo Couto será o de demonstrar todo o potencial e versatilidade da Guitarra Portuguesa.

Sendo um instrumento umbilicalmente ligado ao Fado, é também um instrumento com possibilidades solísticas absolutamente únicas, capaz de fazer soar repertório variado, ligado a vários géneros musicais.

A ideia será também falar acerca das origens prováveis deste instrumento, bem como dar a conhecer algumas das ilustres personalidades que contribuíram para o seu desenvolvimento, dentro e fora do fado.